domingo, fevereiro 27

Arrastão da Alegria!

Trim trimmm trimmm
"-Oi
-D. Elaine. Chegou a sua encomenda. 
-Tô descendo!"

Foi assim que a história começou. Sexta-feira, 17h45m chegou meu sedex. Atrasadérrimo, vindo de Recife cheinho de belezuras para meu primeiro arrastão de carnaval no Darcy Vargas.

Minha mãe e duas tiás-avós fizeram a minha fantasia bem pernambucana. Lógico que não podia ser outra: passista de frevo. Não sei dizer quem estava mais ansioso para chegar: minha mãe, minhas tias, meu pai ou eu.


Vestida à carater, lá fui ao Darcy Vargas participar do meu primeiro arrastão. Tudo novo! Gente nova! Hospital novo! Experiência totalmente nova!

Lugar de concentração: brinquedoteca do 4ºandar. Lá, um a um os contadores, foram chegando. Estava começando nosso Carnaval.

Em primeiro lugar, era necessário concluir os kits que seriam entregues as crianças. Tinha óculos de carnaval, colar havaiano, desenhos carnavalescos para pintar, jogo de hidrocor e um urso de pelúcia. Estes ursos foram doados pelo Shopping Bom Sucesso. Mãos à obra, pessoal! Como em um verdadeiro batalhão, dividimos as tarefas e com ajuda do pó do pirlimpimpim... Preparamos rapidinho os 100 kits para presentear as crianças no hospital.


 Agora com os kits prontos, vamos ensaiar as marchinhas?



Agora sim, com tudo em ordem, lá fomos nós. Como verdadeiro arrastão, saímos animados pelos corredores do hospital cantando e dançando. Ontem, nossa missão não era contar histórias, era espalhar alegria, sorrisos, um momento de pura descontração.

 

Visitamos do 5º andar ao térreo, passando ainda pela UTI e Pronto Socorro. Todos juntos, com os tocadores, entregando os kits as crianças. Você pensou: UTI, como assim? Sim, na UTI também tem crianças a espera dos contadores! Entraram apenas duas pessoas: um contador e um tocador. Nem por isso, a alegria foi pequena.

A cada criança encontrada, uma alegria diferente, uma emoção vivenciada. Se você perguntar a cada contador o que mais marcou no dia de ontem, tenho certeza que muitos momentos diferentes serão lembrados. 

Eu, por exemplo, acho que pela primeira vez deixei de lado minha máquina fotográfica. Larguei minha companheira na bolsa e preferi registrar com o coração. 

Vi a alegria pura e sincera de crianças que recebem presentes num lugar que menos esperam.Vi o brilho nos olhos das crianças ao abrir o saco ver a surpresa do que tem dentro. A emoção me toma conta, quando sou parada por uma criança que me fala que adorou ver o palhaço (um dos tocadores que ja tinha passado por ela) e que não deu o beijo nele. Lá fui eu, contar esta pérola ao palhaço-tocador e falo: "Você perdeu uma menina ali dizendo que gosta de palhaço e quer te dar um beijo". Rapidinho o Edson volta lá e a cena é digna de relembrar: o beijo de puro carinho. A menina conseguiu chegar no palhaço e deu seu beijo. 

E encontrar um bebe no colo de sua mãe pulando. Quando a música para, ele não quer parar. Fazendo cara de mal, de quem vai chorar, nem quer se despedir dos contadores. Recomeça a música em especial a ele. Já vemos o Moises dançando novamente. Parou a música. O que ele fez? Cara de mal de novo. A mãe nos acompanhou pelo corredor com seu bebê nos braços. Os reecontramos no Pronto-socorro, que fica no térreo do hospital!

É você ouvir alguém batendo na porta quando escuta nosso ensaio e pergunta o que tá acontecendo. Uma criança, de 7 anos, querendo entrar naquela animação.

 É ver que médicos, enfermeiros e até pais cantam conosco fazendo daquele momento uma descontração total.

Sabe, eu descobri que por mais detalhe que eu te conte aqui, não chegará nem perto da emoção que vivi. Mais um dia de agradecer! 

Ontem foi um dia super gratificante. Posso resumir em algumas palavras: ALEGRIA, AMOR, DOAÇÃO, SOLIDARIEDADE!

Quantos mais pessoas descobrirem isso e se permitirem o mesmo que nós, tenho certeza que o mundo será muito melhor. Pelo menos, será mais feliz!

Planos? Sim, aguardar o próximo arrastão!

Até a próxima!
Elaine Cunha

8 comentários:

  1. que lindo , Laine! Amei, de verdade!
    Parabééns! Quando eu for aí, quero participar de um arrastão desses contigo! (:

    ResponderExcluir
  2. Laine,
    O momento vivenciado por você e pelas crianças foi único e, ao lermos este relato, participamos do mesmo.
    Continuem este trabalho de pura doação de AMOR, ALEGRIA, CARINHO E SOLIDARIEDADE.
    Mesmo à distância, participo com você.
    Beijos saudosos!!

    ResponderExcluir
  3. Elaine,
    Seu blog é muito bom, adorei o post do nosso super arrastão, parabéns! Foi um momento mágico, o melhor arrastão que fizemos. E mais uma vez, seja bem vinda!
    Beijos,
    Thay

    ResponderExcluir
  4. Elaine!
    Parabéns pela dedicação e principalmente pela alegria que sente e transmite não só às crianças com sua arte de contar histórias, mas a nós, seus leitores também!!!
    Você é encantadora e contagiante...Muito bom ter pessoas como vocês espalhando AMOR, AMOR E AMOR...
    BEIJOS CALOROSOS
    Hevelyn
    (TECA)

    ResponderExcluir
  5. Adorei o arrastão. Qtas pessoas iluminadas!!!
    Muito bacana a energia e alegria que vcs transmitem.
    Parabéns, pela dedicação de sempre. Os pequenos devem se sentir muito felizes com vcs!
    Bjs , amiga e vc estava linda!

    ResponderExcluir
  6. Querida, só pelas fotos parece que foi lindo!! IOmagina na hora mesmo!!

    Parabéns pelo trabalho!!!
    bj

    ResponderExcluir
  7. Através de sua narrativa, senti-me lá...feliz, vibrante, cantante e emocionada.
    Uma equipe de muita luz essa do Arrastão do Bem!

    ResponderExcluir
  8. @Bela, sua visita será muito bem vinda. Nas férias vamos aproveitar!

    @Eliane, você mais do que ninguém participa ativamente de tudo, mãe. É responsável por tudo isso também.

    @Thay, obrigada pela recepção no hospital. Lá é um cantinho mágico mesmo.

    @Teca, fico feliz em ter você aqui no blog. Nossas caminhadas no mundo do Era uma vez a cada que se passa só aumenta!

    @Lene, a emoção maior nossa é realmente os pequenos como você falou. Cada criança, cada interação, cada emoção é nossa energia para continuar este trabalho.

    @Aline, seria tão bom que se todos os arrastões fossem do BEM como este não?

    ResponderExcluir

A conversa sempre continua aqui nos comentários! Comenta aí! E vamos "trocar figurinhas"

Abraços!
Elaine Cunha