segunda-feira, abril 4

E com vocês, Semana Andersen!


Você conhece Hans Christian Andersen (1805 – 1875)? Escritor de vários contos infantis, entre eles: “O Patinho Feio”, “A Pequena Sereia”, “A Princesa e a Ervilha”. Graças à sua contribuição para a literatura infanto-juvenil, na data de seu nascimento, 2 de abril, comemora-se o Dia Internacional do Livro Infanto-Juvenil. Além disso, o mais importante prêmio internacional do gênero leva seu nome.

Você acha que a biblioteca temática de contos de fadas, Hans Christian Andersen, deixaria passar este dia “em branco”? Na na ni na não. Seja bem vindo a Semana Andersen! Semana caprichada de atividades: contação de histórias, oficinas, exposição e, acreditem, um acampadentro (dormir na biblioteca ouvindo histórias, uma delícia) e muitas outras atrações.

Na abertura da semana, tive o prazer de encantar- me com o Show “O Rei do Era Uma Vez” com Giba Pedrosa, Zana de Oliveira e Ricardo Wurker. A música, integrando-se à narrativa, tornou a história ainda mais envolvente.

A primeira história ,O que o velho fizer está bem feito, traz um “velho” camponês que sai de sua casa para trocar seu único bem, um cavalo, por algo de maior valor. Mesmo ele saindo em desvantagem em todas as trocas, ao chegar a casa, sua “velha” fica maravilhada com o resultado. Desta forma, ele ganha o dinheiro de uma aposta com dois ingleses que julgavam que sua esposa não iria gostar do saco de maçãs podres que ele trouxera para casa. 


Giba nos presenteou ainda com a bela e triste história de O Soldadinho de Chumbo”. O conto narra a trajetória de um soldado de chumbo com apenas uma perna que se apaixona pela bailarina de uma caixa de música. Ele  julga que ela, também, tem apenas uma perna. Com final trágico, Andersen mostra na história um homem que ama, sofre e vê esse amor redimido pelo fogo.



E para fechar, A roupa nova do Rei, em que a vaidade de um rei atrai dois malandros ao reino e enganam a todos. Dizendo que fabricariam um tecido de ouro, eles decidem criar uma roupa que só poderia ser vista, a olho nu, por pessoas inteligentes e dignas do cargo. Só que ninguém espera que uma criança diga: - O Rei está nu.

Posso dizer que ouvir histórias com música, nos momentos importantes da narrativa, faz toda a diferença. Giba, com leveza, deixou a audiência de olhos grudados e ansiosos pelo final da história. Os adultos e, principalmente, as crianças tiveram um começo de tarde encantado.  As interações do contador com o público permitiu um envolvimento especial na história.

O momento que mais me fascinou foi o final da história do Soldadinho. Giba narrando a história, com sua voz firme, mas ao mesmo tempo doce, transportou-me para aquele momento angustiante do conto. Senti-me como se estivesse verdadeiramente naquela sala, vendo o soldadinho entrar na lareira e logo depois, ver a chegada da sua amada. Descobri-me querendo tirar o casal do fogo. Até que, com uma intervenção do contador, o final ficou menos dolorido (pelo menos para mim.)

Só sei te dizer uma coisa: Semana Andersen reserva ainda mais emoções. Afinal, apenas começou e com chave de ouro!

Para saber a programação completa, acesse aqui.
Veja aqui também reportagem especial do "Estadinho" sobre Hans Andersen
Para conhecer mais sobre a vida do Hans, acesse aqui.

Até a próxima!
Elaine Cunha


Imagem: 
google.com

5 comentários:

  1. Dizem que o Patinho Feio é baseado em sua própria história, né?
    Que semana mááááágica!Vontade de subir em um tapete mágico e ir pra lá para a biblioteca...

    ResponderExcluir
  2. Oi, Aline!
    Eu já tinha ouvido isso também. Foi bom você ter me lembrando. No próximo sábado, confirmo com o Giba. :)

    Se você quiser ir, no sábado dia 9/04 terá o Festivandersen, às 11horas. Como próprio nome já diz pequeno festival de narração de histórias de Andersen, com Regina Machado, Kelly Orasi, Zé Bocca e Paulo Federal. Promete! Eu estarei lá. Tenho fé!

    ResponderExcluir
  3. Adorei escutar as histórias!!!Ele é seu professor no curso? Ele encanta e envolve o público, muito bacana.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Cris!

    Sim, o Giba é um dos professores do curso. Ele consegue prender atenção de todos. É muito bom!

    beijos

    ResponderExcluir
  5. Muito legal!
    Que momentos, hem?
    Um abraço,

    ResponderExcluir

A conversa sempre continua aqui nos comentários! Comenta aí! E vamos "trocar figurinhas"

Abraços!
Elaine Cunha