sexta-feira, agosto 6

Expectativas de uma contadora de histórias... de primeira viagem!


Você sabe o que é um Sarau? Um sarau (do latim seranus, através do galego serao) é um evento cultural ou musical realizado geralmente em casa particular onde as pessoas se encontram para se expressarem ou se manifestarem artisticamente. Um sarau pode envolver dança, poesia, leitura de livros, música acústica e também outras formas de arte como pintura e teatro. (Fonte: Wikipedia)


E foi assim, num Sarau de Leitura, onde eu pude experimentar minha primeira contação de história. Éramos um grupo com 20 contadores em treinamento e 3 contadores mais experientes, cujo objetivo era  nos ajudar com dicas e observações importantes . Cada treinando teria o tempo de 3 minutos para a leitura do seu livro. Minha primeira tarefa, super difícil pra mim,  foi escolher qual livro ler. Eu pensei: “Preciso de uma história que me toque, que me traga alguma coisa boa”. Conhece a história do Pote Vazio, do Demi?  Resolvi que seria "A" história escolhida. Quando a li pela primeira vez,  fui  tocada pela honestidade, simplicadade na narrativa, sutileza nas palavras, mostrando-me a importância de fazer o melhor sempre.

Vesti-me com minha sensiblidade, joguei fora minha timidez  e lá fui eu. Em plena quarta-feira à tarde para meu primeiro Sarau. Chegando à sala deparei-me com outros contadores, no mesmo momento que o meu: primeira contação na frente de tanta gente, e não sabia como fazer. Sentei-me na cadeira e esperei. Ali sentada, tive um misto de sentimentos: alegria, insegurança, ansiedade... Aqueles pensamentos como: Será que farei certinho? Existe certo e errado na contação feita com emoção? Quanta expectativa!

Percebi que aquela ansiedade deu lugar a uma sensação de satisfação. Feito quando estudamos muito para uma prova e nos saímos bem, sabe? Ouvi histórias maravilhosas. Ri demais, viajei nos lugares mais distantes possíveis, lutei contra dragões, bufei como o lobo mau, voei no meu tapete mágico... até que decidi que era a minha vez de ler. Uau, coração acelerou, bochehas ruborizaram, voz trêmula...mas lá fui eu! Afinal, estava ali para contar a minha história. Respirei fundo e comecei. “Há muito tempo, na China, vivia um menino chamado Ping, que adorava flores. Tudo o que ele plantava florescia maravilhosamente. Flores, arbustos e até imensas árvores frutíferas desabrochavam como por encanto...”

Fui me soltando, interagindo, aproveitando aquele momento mágico. Mas no meio do caminho tinha uma pedra, já dizia o mestre Drummond. Sabe o que aconteceu? Estourei meu tempo! Isso mesmo, extrapolei meus únicos 3 minutinhos. Ai que frustação ouvir o sino tocar e o o contador me dizer: Pare, amiga. Você esgotou o seu tempo.

Nem preciso dizer que eu fiquei ruborizada novamente, não é? E minha história como ficou? Ficou sem fim. Como toda história tem sempre dois lados, descobri que tempo é tudo. Que o livro é apoio para leitura. E a mais importante de todas: melhor ser interrompida no treinamento do que no hospital, com a criança ao meu lado. Sai do meu primeiro Sarau convicta de que, naquele momento, fiz o meu melhor, como o Ping.

“A Leitura engrandece a alma”. (Voltaire)

Até a próxima!
Elaine Cunha

Interessou-se pela história? Leia aqui 

Indicação de livros do ouvi no Sarau

A Verdadeira História dos Três Porquinhos
Editora: Companhia das Letrinhas
Autor: JON SCIESZKA
ISBN: 9788574062457

    A Zeropéia
    Editora: Salamandra
    Autor: HERBERT DE SOUZA & BETINHO
    ISBN: 8528103323

      O grande rabanete
      Editora: Moderna
      Autor: TATIANA BELINKY
      ISBN: 8516032663
        O homem que amava caixasEditora: BRINQUE BOOK 
        Autor: Sthepen King  
        ISBN: 858535769X

          6 comentários:

          1. Laine, tu és blogueira e nem sabia... kkkkk...

            Poucos blogueiros conseguem segurar o leitor como tu me segurou agora. Juro pelo que há de mais sagrado que teu texto me segurou,
            e sabe o que mais? Quando terminou, fique com gosto de quero mais... :(

            ResponderExcluir
          2. Adorei o relato compartilhado ontem ,virando um TEXTO de sentir a emoção. AH! que delicia se morássemos perto, organizariamos um SARAU....Beijos de que bom que você entrou neste mundo dos BLOGS

            ResponderExcluir
          3. Lidi, você me inspirou a escrever. Saiba disso! Obrigada pelo carinho!
            Beijos

            ResponderExcluir
          4. Lênia, seria tão bom mesmo amiga!

            Fiquei aqui a imaginar todos nós juntos escolhendo livros e fazendo um Sarau nosso. Quando você vier pro lado de cá, faremos um, ok?

            Obrigada mais uma vez pela ajuda na criação deste blog.

            Beijos

            ResponderExcluir
          5. Aprendemos comtudo, amiga! Até mesmo com a "pedra no meio do caminho"...ela é necessária para o aperfeiçoamento...um dia, ela não mais estará lá...Beijos felizes por seu ENCONTRO!

            ResponderExcluir
          6. Amiga lembro-me bem quando você me contou sobre este acontecimento.
            Laine todos os dias escrevemos uma página nova no livro da nossa vida. E se este episódio não tivesse acontecido nós, seus amigos, não estaríamos nos deliciando com tal relato. O mais gostoso disso tudo é que você nos contou de uma forma tão leve que nos prendeu até o fim da leitura. Saber viver e saber contar a história da nossa vida é um dom. Amiga obrigada por compartilhar conosco suas histórias. Beijos

            ResponderExcluir

          A conversa sempre continua aqui nos comentários! Comenta aí! E vamos "trocar figurinhas"

          Abraços!
          Elaine Cunha